quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que é ASU?

Durante o tempo em que fui funcionário da Dígitro, fazia uma "ponta" no curso de Inteligência de Sinais promovido pela Academia da referida empresa, onde explanava para um público formado por agentes policiais e delegados de diferentes instituições de segurança pública do país sobre a temática da geolocalização de aparelhos celulares, tão importante na investigação de diversos tipos de atividade criminosa. Uma das coisas que demonstrava neste curso era como obter as coordenadas geográficas do aparelho a partir da medição dos níveis de potência recebido por pelo menos 3 ERBs, técnica conhecida por trilateração de potências. Então, mostrava como esta informação poderia ser obtida de um aparelho com SO Android, seguindo os seguintes passos:

Vá em "Configurações" e em seguida "Sobre o Telefone", aparecendo a seguinte tela:


Clique na opção "Estado":


Observe o indicador "Intensidade do sinal", onde é exibida a informação em dBm e asu. Para o caso do Apple Iphone, a obtenção desta informação depende do acesso ao aplicativo oculto "Field Test", que pode ser acessado discando-se para o número *3001#12345#*. Neste caso, observe que a barra de sinal no canto superior esquerdo da tela é substituído pelo valor do nível de sinal (em dBm) recebido pela ERB onde o celular está acampado, como na figura abaixo:


Caso queira obter o nível de potência de ERBs adjacentes, o que viabiliza o cálculo da trilateração de potência, é só ir navegando pelas opções UMTS Cell Environment ou GSM Cell Environment, dependendo se o seu Iphone está usando 3G ou GSM.

Mas voltando ao caso do Android, esta informação do nível de potência também pode ser obtida por aplicativos que podem ser baixados pelo Google Play. Entretanto, chamo a atenção para ao fato de o Android exibir nativamente o nível de potência nas unidades dBm e asu. Quanto a esta última unidade, nunca dei muita bola para ela, pois o fato de ser apresentado em dBm já me satisfazia. É como se recebêssemos uma informação no SI (metros, por exemplo) e outra no sistema britânico (pés), usualmente por trabalharmos no SI ignoramos a interpretação da medida em outro sistema métrico. O velocímetro do meu carro, por exemplo, dá a informação de velocidade em km/h ou mph, mas na hora de passar pelo sensor de velocidade dos pardais, você não vai se guiar pela informação em mph, não é mesmo?

Todavia, o Fernando Stock, funcionário da Automatiza e meu aluno no curso de engenharia elétrica na Unisul, procurou-me ontem e retomou o assunto sobre nível de potência e a informação de asu no Android. Fui sincero e comentei que não sabia sobre a asu. Então ele pesquisou e me presenteou com uma mensagem de e-mail com a definição desta unidade, o qual compartilho neste post. Esta definição é dada pela wikipedia em inglês, o qual traduzo a definição abaixo.

A ASU ou Arbitrary Strength Unit (unidade de potência arbitrária) é um valor inteiro proporcional ao nível de potência recebido por um celular. É possível calcular o nível de potência em dBm (e por tabela em Watts) a partir de uma equação. Entretanto, tais fórmulas são diferentes quanto ao tipo de rede, se 2G ou 3G.

Em redes GSM (2G), o ASU é igual a métrica RSSI. A fórmula para conversão é:

dBm = 2 x ASU - 113

onde ASU está na faixa de 0 a 31 e 99 (para o caso de desconhecido ou não detectado)

Já para redes UMTS (3G), ASU equivale a métrica nível RSCP, cuja conversão é:

dBm = ASU - 116

com ASU entre -5 a 91 e 255 (para o caso de desconhecido ou não detectado)

Por fim, em redes LTE, ASU equivale ao nível RSRQ, podendo ser convertido por:

dBm = ASU - 140

onde ASU na faixa de -10.

Deve-se tomar o cuidado para não confundir a sigla ASU com a mensagem de sinalização "Active Set Update" usada em procedimentos de handoff em padrões de rede UMTS ou CDMA.

Disto tudo, concluo que é melhor continuar obtendo e interpretando o nível de potência no bom e velho dBm.

Um comentário: